Fada do Lar

"Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído." John . M. Henry Lilypie Expecting a baby Ticker

quinta-feira, março 30, 2006

Unhaca

Todos sabemos que existe, mas tentamos ignorar porque não sabemos bem para que serve. Está na altura de desmistificar o conceito da unhaca.
.
Unhaca: unha do dedo mindinho que atinge um tamanho bastante superior ao dos outros dedos, sem nunca descurar tratamento adequado.
.
Ora, a minha teoria sobre a unhaca, é transversal. Considero-a como histórica, social e económica. Senão vejamos:
- As histórias e mitos sobre unhacas remontam a tempos longíquos e nunca passaram de moda. Quem nunca viu alguém, normalmente homem, que ostentasse orgulhosamente a sua unhaca?
- Mas mais do que uma tradição, é uma questão social e económica, diria mesmo de status. Um homem de grande unhaca não trabalha nas obras, pois corria o risco de a partir, mas tem aspecto de quem lá trabalha, logo é alguém que manda, não que faz.
- Quanto maior a unhaca, maior é o tempo dispendido com a mesma, e se tempo é dinheiro, unhaca grande é status e poder.
- Isto tudo, já sem falar na utilidade que tal instrumento apresenta, ele é tirar cera dos ouvidos, macaquinhos mais agarrados, serve de arma mortal à jugular, e quando não há talheres, é um homem desenrascado. Ha, e não esquecer, o famoso palitar de dentes...

Reeeeeeeeeeeeeeeeelaxa

Já faz quase uma semana que não faço a chamada limpeza grande na casa, só manutenção, e estou orgulhosa! Talvez esteja curada!

sexta-feira, março 24, 2006

Corrente

Desafiada pela Papoila do http://orvalhoparapirilampos.blogspot.com/, participo numa espécie de “corrente de blogs":«Cada bloguista participante tem de enunciar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogs aviso do ‘recrutamento’. Ademais, cada participante deve reproduzir este ‘regulamento’ no seu blog.
.
Manias:
1-A mania de que não tenho manias... São vícios...
2-Tenho de dormir com peso, mesmo no verão. Um lençolinho só não dá...
3-A mania de não admitir logo que estava errada... Eu até admito, mas só mais tarde depois de verificar todas as hipóteses de dar a volta à questão. Também se chama de teimosia...
4-A mania da arrumação... Ás vezes gostava de me sentir confortável a olhar para coisas desarrumadas em casa... Tipo: reeeeeeeeeeeeeelaaaaaaaaxa!
5-A mania da lógica, tudo tem de ter uma lógica. É giro no master mind, mas na vida, nem tudo tem lógica.
.
Não deixo os habituais 5 convidados porque demorei tanto tempo a responder (desculpa Papoila...) que a corrente já passou e toda a gente que conheço já respondeu...

quarta-feira, março 22, 2006

Sentido da vida (2)

Há uns post´s atrás, questionava-me sobre o sentido da vida.
.

sexta-feira, março 17, 2006

Dia do sangue - desenvolvimento e conclusão

O dia chegou (ontem) e claro, houve insónia, houve aumento do batimento cardíaco, sudação excessiva, tonturas, tremeduras e uma cara de pânico que nenhum actor conseguiria reproduzir. Mas, apesar de todo o nervosismo, não houve desmaios nem guinchos absurdos. E porquê?
Após anos de desmaios e situações embaraçosas, descobri que se a analista falar com calma comigo e explicar muito bem o que está a fazer, passo-a-passo, o que vou sentir, etc, etc, metade do problema está resolvido!

Dia do sangue - preparação

Para os que não sabem, eu possuo um medo ou fobia que se resume ao pânico de tirar sangue. Entre os sintomes desta fobia, contam-se: aceleração da respiração e do batimento cardíaco, sudação excessiva, tremores nervosos, insónia no(s) dia(s) que precedem a realização das análises, desmaios, tonturas, guinchos, risos e choros alternados, entre outros.
Ora, a Sr.ª Dr.ª passou-me 4 folhas de credenciais com análises clínicas... Ainda por cima daquelas à glicémia que depois de uma primeira tortura, bebe-se a famosa mistela de açucar e passado 1 hora, volta-se a tirar mais sangue...
Tive de elaborar um plano, um plano que não me permitisse fugir às minhas responsabilidades! Então, resolvi marcar as análises para a clínica do prédio da minha mãe, como são feitas muito cedo, obrigatoriamente tive de dormir em casa da minha mãe, que é longe de minha casa: hipótese de fuga = quase nula.
Também é essencial descombinar todas as actividades que se tenham programado para o dia do sangue, conhecendo-me como conheço, vou ficar de cama o resto do dia, fraca e queixosa da vida, agoniada e a mal-dizer quem inventou as agulhas...

Sistema Nacional de Saúde

Obrigada Sistema Nacional de Saúde, por funcionares de forma a que só tivesse de aguadar duas horas e meia por uma receita médica que demorou trinta segundos a passar.

segunda-feira, março 13, 2006

Mitos (3)


E quem se lembra das aventuras deste rato?
Se adivinharem o nome do rato e da rata ganham pontos extras! :p

Bairrices

Hoje, acabada de tomar banho, toca de estender a toalha de banho no estendal, e eis quando ouço um: "Psssst, psssst. Olhe...". Olhei, era uma vizinha velhota do prédio ao lado do da minha frente... "Olhe que a sua vizinha de baixo tem a janela meio aberta... Se calhar é melhor ir bater à porta para ver se ela está em casa e lhe dar a sua toalha".
A verdade é que já há uma semana que a minha toalha de banho azul escura caiu do meu estendal num dia ventoso e alojou-se no estendal da vizinha de baixo e até hoje não a consegui apanhar em casa para lha pedir. O que eu ainda não me tinha apercebido é que toda a vizinhança estava tão empenhada quanto eu em recuperá-la.

sexta-feira, março 10, 2006

Mitos (2)


Eu sei que esta série de desenhos animados é demasiado boa para alguém não se lembrar, mas não podia deixar de fazer referência. Era a minha série preferida, andava eu na 1ª ou 2ª classe e lembro-me muito bem que se não soubesse a tabuada toda a minha mãe não me deixava ver o episódio (perdi um ou outro...).

Mítico! Mítico!

Ontem ia num certo centro comercial e deu-me para a nostalgia. Lembrei-me de jogos que tive e não tive quando era pequena, de canções, de desenhos animados e guloseimas. De repente disse: "Vou ver se esta loja tem!" e quem estava ao meu lado disse algo do género: "Ya, achas mesmo? Isso já não se fabrica! Mas vai lá...".
Entrei na loja, fui ter directamente com empregada e perguntei sem medo na voz e com esperança nos olhos: "Desculpe, tem Petas Zetas?...". A empregada olhou para mim e disse apontando: "Sim, estão ali.". Foi um dos momentos mais marcantes dos últimos anos!
Fui-me sentar no banco em frente, abri um pacote, tirei algumas, meti-as na boca e... Mítico! Tal e qual como eu as recordava: explosivamente míticas!
.
Não revelo o nome do centro comercial e muito menos o da loja. Se quiserem Petas Zetas têm de falar comigo! Muáááááá, muááááá!

quinta-feira, março 09, 2006

Cavaco empossado

Pois é, o nosso Cavaco foi empossado hoje. Não acham que empossado é uma palavra feia ou no mínimo estranha e que nos leva a outros pensamentos? Gostariam de ser empossados? Eu sei que é como quem diz: tomou posse de... Mas um título grande a afirmar que Cavaco foi empossado em público...

quarta-feira, março 08, 2006

Mitos (1)



Ok, quem se lembra de que mítica série

faz parte este personagem?

Mais difícil: quem é?

Semelhança óbvia

-Qual é diferença entre o computador e o homem?
.
-São ambos difíceis de configurar e nunca têm memória suficiente.
.
.
*Não resisti, peço desculpa...

terça-feira, março 07, 2006

Procuram-se testemunhas-Urgente

Procuram-se testumunhas da operação que fiz em Junho de 2005 no Hospital Amadora-Sintra. Se me foram visitar ou se fizeram parte da alegre comitiva que esteve nos cuidados intensivos e intermédios nos últimos dias de Junho, no referido hospital, é favor contactar-me com urgência!
.
Ok, agora as explicações.
Por motivos de saúde preciso expressamente da informação médica sobre as várias consultas, exames e operação cirúrgica a que fui submetida no hospital Amadora-Sintra.
Rapidamente entrei em contacto com o hospital para saber como obter tal relatório médico. Depois de muito esperar e desesperar, a resposta que tive foi: "A senhora não fez nenhuma operação neste hospital, só temos indicação de uma consulta de rotina...".
Eu realmente estranhei que quando fui fazer a última consulta de pós-operatório me terem perguntado o que é que estava ali a fazer e se alguma vez tinha sido operada...
Felizmente nada de pior me aconteceu durante a operação, senão os meus pais corriam o risco de chegar ao hospital para me verem e a resposta que tinham era do tipo: "Não, com esse nome não deu cá entrada ninguém... Têm vindo às visitas nos últimos dias? Estranho, porque não há ninguém com esse nome e essa cama está vaga..."
Será que foi tudo um sonho?...

Más vibrações?!

Disse-me alguém há muito pouco tempo que eu estava cheia de más vibrações, que emanava más vibrações... Ora isto não me parece muito justo. Más vibrações parece-me emitir um serial killer, um psicopata ou um sociopata, uma cena macabra, uma cena do além, enfim, qualquer coisa má em si.
É óbvio! Será que afinal tudo o que acontece de mau à minha volta e com os meus é culpa minha? Desta maldição das más vibrações? Oh meu deus...

segunda-feira, março 06, 2006

Atendimento 5 estrelas

Hoje fui ao MacDonald´s (e não tenho orgulho disso) e lembrei-me de uma história que me aconteceu há uns anos atrás. Pura verdade não romanceada.
Eu e um amigo meu fomos ao MacDonald´s da Amadora, e na altura tinham saído umas batatas com um novo formato, tipo meia lua alongada e com sabor diferente. Eu não sabia destas novas batatas, por isso, quando pedi o menu e vieram aquelas batatas, a minha curiosidade foi mais forte que eu, agarrei o pacote e cheirei-as (como já disse eram novas e com novo sabor...). De seguida, a jovem que me estava a atender faz-me uma pergunta que eu não percebi, foi mais ou menos assim:
Ela: ljfo lejfwoçefjo jufopejfçj ?
Eu: Desculpe, não percebi...
Ela: Mas a batata peidou-se?
Eu: Er... Não estou a perceber...
Ela: Como está a cheirar as batatas estou a perguntar se a batata se peidou?!
Óbvio! Como é que eu não pensei nisso? Não se cheira uma batata sem ser por ela se ter soltado... É perfeitamente normal o empregado de um restaurante de fast-food indagar junto dos clientes estas e outras questões pertinentes...
Peguei na comida e fui-me embora, era ridículo continuar o diálogo com a jovem ou pedir para falar com um superior, era demasiado surreal...

quinta-feira, março 02, 2006

Aprender a planar

Era uma dia normal, como todos os outros, apanhei o autocarro nº92-circulação Bairro Alto, ali no Cais do Sodré. O autocarro pos-se em movimento, começou a acelarar feito parvo e passado uns momentos breves consegui o que eu nunca pensei conseguir na vida sem qualquer ajuda técnica: o mais próximo de voar, que é como quem diz, PLANAR! Houve um momento, que durou exactamente 4 segundos e meio, em que eu e mais três velhos planamos, depois do autocarro passar por um buraco, mais precisamente, por uma cratera. Resultado: eu bati com o nariz na ombreira da janela, o velho do lado direito largou dois sacos com batatas e cebolas, o velho de trás parecia que estava num daqueles bois de rodeo, aguentou-se agarrado ao varão da minha cadeira e depois começou a tossir violentamente para cima de mim, e o último velho, foi a dizer palavrões o resto da viagem.
Ao jovem Sr. condutor do autocarro nº92-circulação Bairro Alto, o nosso sincero obrigado!