Fada do Lar

"Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído." John . M. Henry Lilypie Expecting a baby Ticker

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Onde vivemos...

Hoje, por volta da hora do almoço, dirigi-me ao metro da baixa-chiado. Não sei se alguma vez reparam num sem-abrigo de meia idade, com tremeduras de uma doença que desconheço e que se encontra sempre sentado do lado esquerdo de quem desce, no último degrau a segurar um copo para as parcas esmolas... Pois eu já reparei nele há muito tempo, as tremeduras que tem, não são da ressaca do álcool, são de fome, são de doença que ninguém quer saber. Hoje comecei a descer as escadas e deparei-me com um grupo de pessoas num misto de altruísmo e nojo, que rodeava aquele senhor... Ele estava meio caído, entre o chão e o degrau, de olhos fechados, pálido, frio. Estava morto.
Eu não quis parar, não quis fazer fazer perguntas, não quis saber o que se passou e porque ninguém lhe deu mão, fugi escadas abaixo. Morrer sozinho... Sozinho, doente, numa escada de acesso ao metro...
Não ponho a culpa em ninguém, mas não consigo pensar de culpar todos. até a mim. Que raio de sociedade é esta, que raio de gente é esta, que deixa morrer os seus numas escadas de acesso ao metro?
.
Só para aliviar um pouco, digo-vos que quando voltei a subir as escadas, estava um paramédico e um segurança ao pé do senhor, afinal não tinha morrido, não desta vez, embora eu tivesse pensado que sim. O que me magoa, é que sei que provavelmente a morte deste homem vai ser muito parecida a isto...

3 Comments:

  • At quarta-feira, 18 janeiro, 2006, Blogger el_olive said…

    quando aqui cheguei, ao entrar pela primeira vez no metro,vi uma criança a pedir,fez-me imensa impressao, comentei com a minha mae isso, 2 anos depois,ao entrar novamente aquando duma visita dela, ela chamou-me atenção que era o mesmo miudo...eu nem o tinha visto... já me era indiferente.

     
  • At quinta-feira, 19 janeiro, 2006, Blogger bone daddy said…

    :(

     
  • At quinta-feira, 19 janeiro, 2006, Blogger Mike Monteiro said…

    Assisti a algo semelhante no Largo Camões. Um senhor jazia no chão, já cadáver. Um grupo de pessoas rodeava-o. Isto em pleno Natal.

    Mórbidez do ser humano que insiste em pautar o dia com momentos de irracionalidade.

     

Enviar um comentário

<< Home