Fada do Lar

"Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído." John . M. Henry Lilypie Expecting a baby Ticker

sexta-feira, janeiro 13, 2006

É hoje - S e x t a - F e i r a 13

São vários os mitos, lendas e factos histórios que pairam à volta desta superstição.
Sabemos que à mesa nunca se sentam 13 convidados porque na tradição popular atrai infelicidade para o anfitrião da casa, é certo que um dos convidados morrerá no período de um ano. Se for inevitável, devem todos levantar-se ao mesmo tempo para enganar o azar.
Reza a lenda que num banquete para 12 convidados (deuses), Loki, o deus do mal, zangado por não ter sido convidado, entrou às escondidas na festa, que passou a 13 convidados. Um dos deuses foi morto, e a partir daí, diz a história que o número 13 passou a ser considerado o número de azar.
.
Há aqueles que acham que tudo começou com o cristianismo. Daí vem uma das explicações mais aceites pelos folcloristas para a sexta-feira 13. Na véspera da Paixão de Cristo, ele sentou-se à mesa com os seus 12 apóstolos para fazer a última refeição entre os amigos. Judas Iscariote, o traidor, também estava lá. Foi o primeiro a sair, depois disso, morreu, enforcando-se numa árvore. À Última Ceia seguiu-se a crucificação e, novamente, o número 13 foi identificado como um acontecimento desagradável. Crê-se que Cristo foi crucificado numa sexta-feira, e aí está porque este dia é considerado como um dia de má sorte.
Também há quem fale nos templários, mas acho que isso já é muito rebuscado e é uma ganda história, não cabe aqui.
.
Fica aqui uma mézinha para espantar o azar - Misturar sete plantas cheirosas, como manjericão roxo e cravo, e fazer um banho de descarrego. É igualmente eficaz um banho de espada-de-são-jorge. É preciso cortar a planta em sete bocados e ferver. Mas atenção, não se pode molhar a cabeça...
.
Ps: Marquei dentista para hoje... Será uma história de terror num dentista numa sexta-feira 13?

5 Comments:

  • At sexta-feira, 13 janeiro, 2006, Blogger Ryder said…

    Sou contra essa superstição do 13... Nasci a dia 13, fiz 13 anos numa sexta 13 e isso não me tem trazido azar na vi... eeeerr... pensando melhor...

     
  • At sexta-feira, 13 janeiro, 2006, Blogger bone daddy said…

    O único dinheiro que encontrei na vida foi numa sexta-feira 13... Salvo o erro foi uma moeda de 20 escudos...

     
  • At sexta-feira, 13 janeiro, 2006, Blogger el_olive said…

    eu só tenho azar a 1 de abril, mas nesse dia, entro em pura paranoia, tento nem sair de casa tal é o medo... desde partir os dois braços, a ter a minha primeira nega,vá o diabo e escolha ...acho que ja me aconteceu de tudo! e sim, eu sei que o facto de ja estar com medo que me aconteça, nao ajuda, bem pelo contrario... o meu lado racional diz-me isso, mas nao consigo mm evitar o pânico!

     
  • At sexta-feira, 13 janeiro, 2006, Blogger whatever said…

    dia 1 de Abril foi quando comecei a trabalhar neste antro... decididamente não é um bom dia.

     
  • At domingo, 15 janeiro, 2006, Blogger Morning_Theft said…

    Pensando bem, tiveram que levar comigo a cantar Radiohead numa sexta-feira 13... isto conta? :p

     

Enviar um comentário

<< Home