Fada do Lar

"Às vezes é bom acreditar na evolução e pensar que o homem ainda não está concluído." John . M. Henry Lilypie Expecting a baby Ticker

terça-feira, janeiro 24, 2006

Olha que esta!...

Apanhei o metro, consegui sentar-me, segui direcção ao Areeiro e fui dando uma vista de olhos ao jornal. Na estação seguinte dá-se uma pequena enchente de pessoas, começo a ouvir uma voz que não pode existir, deus não o permitiria, imaginem a voz mais irritante do mundo, capaz de fazer chorar quem nem bébés ditadores implacáveis, quais unhas num quadro de giz,e agora, acrescentem-lhe a maior arrogância do mundo, daquelas que consegue transportar um mórmom para um campo de batalha feito num pitbull raivoso. Agora que já têm um enquadramento... Comecei a ouvir -"Com licença, Com licença!", a voz aproximou-se em poucos segundo, e oiço -"Um de voces tem de sair para eu me sentar!". Durante uns segundos, os quatro ocupantes dos lugares, inclusivé eu, ficaram sem reacção, apenas interrompidos por - "Já que não se decidem, você aí que deve ser a mais nova, levante-se que estou a ficar cansado disto!". Levantei ligeiramente a cabeça e vi um rapaz que devia rondar os trinta anos, bem vestido, com o que parecia ser uma deficiência na perna esquerda, apoiado numa canadiana, e falava comigo.
(Antes de continuar, talvez seja bom explicar algumas coisas... Ultimamente ando muito de metro, e, das duas uma, ou evito os lugares reservados para grávidas, acompanhantes de crianças ao colo e deficientes, ou, se me sentar neles, estou sempre atenta para dar lugar. E mesmo quando me sento noutros lugares, nunca nego o mesmo a um idoso, uma grávida ou a quem precisar.)
Bem, continuando. Olhei para o rapaz com um misto de espanto, incredulidade e interrogação, emoções rapidamente interrompidas por um impaciente - "Então?", ao que respondi -"Desculpe???!!!", ao que devolveu - "Não me ouviu?!"... Silêncio... "Então?! Não me ouviu? Não me diga que não vai dar o seu lugar a um deficiente?". Todo este diálogo em voz bem alta, de modo aos espectadores mais longínquos terem acesso. Instalou-se um silêncio constrangedor... Ouve alguém que se levantou para sair na estação seguinte, mas o defic... o rapaz queria o meu, e só o meu lugar. Isto foi tudo muito rápido, mas saltou-me a tampa e um discurso do tipo " Que o senhor é deficiente, não precisava ter dito, e que é de uma extrema arrogância, também não precisa dizer. Se o senhor se quer valer da sua deficiencia e com essa atitude, é favor dirigir-se às pessoas que estão sentadas nos lugares reservados a pessoas deficientes como o senhor, mas sugiro que modere o seu tom de linguagem porque ser deficiente não lhe dá o direito de abusar e maltratar as pesooas!". Dito isto, voltei ao meu jornal. Ouvi o comentário de uma velhota, que se perguntava onde o mundo iria parar, tive tempo para ver os olhares encorajadores e compreensivos de algumas pessoas para comigo, e tive direito a aplausos de um jovem casal que assitiu a tudo bem de perto.

12 Comments:

  • At terça-feira, 24 janeiro, 2006, Blogger NAM said…

    Clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap clap!!!

    Muito bem... é por estas cenas que eu tenho pena de não andar de metro!!!

     
  • At terça-feira, 24 janeiro, 2006, Blogger bone daddy said…

    E mai nada!!!!!!! ;)

     
  • At terça-feira, 24 janeiro, 2006, Blogger Morning_Theft said…

    és a MAIORE!

     
  • At terça-feira, 24 janeiro, 2006, Blogger el_olive said…

    grande luminha ... dá-lhe gaja ! abusador! devias ter-lhe roubado a canadiana e enquanto fugias ias dizendo "catch me if you can...:p "lol

     
  • At terça-feira, 24 janeiro, 2006, Blogger LuMa said…

    Acho que todos nós quisemos insultar um deficiente a certa altura da vida (nem que seja porque eles tem direito aqueles lugares tão bons...), e nunca o fizemos pela boa educação que os nossos pais nos deram... Mas ele há com cada situação que está a pedi-las!

     
  • At quarta-feira, 25 janeiro, 2006, Blogger JAP said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At quarta-feira, 25 janeiro, 2006, Blogger JAP said…

    ERA EU O DEFICIENTE! SUA MONGA!! QUE PESSOA MAIS ARROGANTE E DESPREZÍVEL QUE ME SAISTE!!!

    LOL

     
  • At quarta-feira, 25 janeiro, 2006, Blogger LuMa said…

    lolololololololololololol!!!

     
  • At quarta-feira, 25 janeiro, 2006, Blogger whatever said…

    todos temos situações dessas... e "aplaudo" o facto de teres conseguido reagir :) Muito bom!!! :)

     
  • At segunda-feira, 30 janeiro, 2006, Anonymous Anónimo said…

    Ois, passei por aqui e li numa rapidinha os teus posts, e apenas te quero dizer que estão muito bem.

    É bonito ver a disponibilidade mental que evidencias em partilhar connosco estas tuas ideias, pensamentos e momentos da tua vida.

    Parabens e um grande beijinho

    do Luis Apolónia

    Em relação ao deficiente, estiveste o teu melhor. Pior que a deficiência fisica é sem duvida a deficiência de espirito.

     
  • At terça-feira, 31 janeiro, 2006, Anonymous Anónimo said…

    É assim mesmo...os deficientes (nem todos, mas muitos) são um pouco arrogantes, e há que pô-los no seu "lugar"...a paciência e tolerância tem limites!

     
  • At quinta-feira, 02 fevereiro, 2006, Blogger Oma Eddie said…

    Boa! Eu acho que me tinha levantado mecanicamente e só depois teria pensado na estupidez que tinha cometido. É bom que haja gente como tu para chamar esses arrogantezinhos à razão!

     

Enviar um comentário

<< Home